05.09.2017
Monografia é premiada com o 3º lugar no 27º Prêmio Paraná de Economia

A monografia defendida por Johny Henrique Cabreiro Xavier do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá obteve a terceira colocação no 27º Prêmio Paraná de Economia, categoria “Economia Paranaense” promovido pelo Conselho Regional de Economia/Paraná. O título do trabalho foi “Determinantes da probabilidade de desemprego no estado do Paraná: uma comparação entre os anos de 2001 e 2014”, orientado pela Professora Ana Cristina Lima Couto. A cerimônia de premiação ocorreu na cidade de Campo Mourão no dia 01 de setembro de 2017.


De forma resumida, o trabalho teve como principal objetivo estimar o impacto de algumas variáveis selecionadas, de acordo com a teoria, como determinantes do desemprego entre homens e mulheres no estado do Paraná e verificar as mudanças ocorridas entre os anos de 2001 e 2014. As estimações foram realizadas com base no modelo de regressão logit. Os principais resultados mostraram que o jovem possui maiores chances de estar desempregado, especialmente aqueles do sexo masculino; ser chefe de família reduz a chance de desemprego, sobretudo para o homem. Ser homem negro também apresentou alta probabilidade de desemprego no período. Quanto mais escolarizada, menor a probabilidade de desemprego, sobretudo para a mulher a partir do ensino médio.


O Prêmio tem a finalidade de estimular e valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada, premiando os três primeiros classificados em cada área de trabalho de Monografias, em conjunto com as Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná – IES e os dois primeiros colocados em cada categoria de Artigos.