15.06.2018
Curso de Capacitação Empresarial a Distância - Turma 40
Bom Negócio Paraná recebe inscrições para nova turma
15.06.2018
Palestra: As políticas públicas no meio rural da União Europeia e seu impacto econômico, social, comercial e territorial tanto interno como externo

XIII CICLO DE SEMINÁRIOS PCE

As políticas públicas no meio rural da União Europeia e seu impacto econômico, social, comercial e territorial tanto interno como externo


Prof. Dr. José Daniel Gomez López (Universidade de Alicante, Espanha)
PALESTRANTE

DATA: 20/06/2018
HORÁRIO: 09h30min
LOCAL: Auditório 1 – Bloco C-34
13.06.2018
Abertura de seleção de alunos para o PET / Economia

EDITAL Nº 016/2018 - PEN


A PRÓ-REITORA DE ENSINO da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições e Considerando:

O contido no Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial – PET;

a Portaria n.º 976, de 27 de julho de 2010, do Ministério da Educação, republicada no D.O.U em 31 de outubro de 2013.


TORNA PÚBLICO:


A abertura de seleção de alunos para o Programa de Educação Tutorial, do Grupo de Economia (PET/Economia), da Universidade Estadual de Maringá.


  1. Poderão candidatar-se ao grupo PET, os alunos que atenderem aos seguintes requisitos:
    1. estar regularmente matriculado na primeira ou segunda série do período integral ou na primeira, segunda e terceira série do noturno, como estudante de graduação em ciências econômicas;
    2. apresentar bom rendimento acadêmico, de acordo com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação da IES; e
    3. ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa.
  2. Os interessados deverão fazer a inscrição na Diretoria de Assuntos Acadêmicos - DAA, no seu horário de funcionamento do Protocolo Acadêmico, dirigida à Pró-Reitoria de Ensino - PEN, no período de 25 de junho a 16 de agosto de 2018, anexando os seguintes documentos:
    1. curriculum Vitae com foto e documentado com fotocópias dos Certificados de cursos, estágios, participação em eventos, idiomas, publicações dentre outros;
    2. histórico escolar resumido, acessado e impresso pelo menu do aluno da UEM;
    3. fotocópias dos documentos de identificação pessoal: RG, CPF e RA.
  3. Critérios e calendário de seleção:
    1. análise de currículo e histórico escolar atualizado;
    2. avaliação escrita1 – a ser realizada no Bloco C 34 – sala 111, no dia 20 de agosto de 2018 (segunda-feira), das 18h às 19h10min;
    3. entrevistas individuais – a serem realizadas no Bloco C34 – Sala 112, no dia 28 de agosto de 2018 (terça-feira), com início às 13h30min;

      § Único. O horário de cada entrevista deverá ser agendado logo após a realização da prova escrita no dia 20 de agosto de 2018, na Sala 112, do Bloco C34.

    4. apresentação do projeto - Bloco C 34–sala 12 (Laboratório), no dia 27 de agosto de 2018, às 13h30min;

      § 1. O projeto deverá ser elaborado por grupos de 2 ou 3 integrantes (dependendo do número de inscritos). A composição dos grupos será feita por meio de sorteio a ser realizado no dia 20 de agosto de 2018, às 19h15min no Bloco C34 – Sala 112, todos inscritos deverão estar presentes.
      § 2. O projeto deverá ser de pesquisa, de ensino, de extensão ou uma combinação dos mesmos e poderá ou não ser executado pelo grupo PET posteriormente. Deverá conter minimamente: titulo; objetivo; metodologia; período previsto de execução; relevância do mesmo para o grupo PET2 e a quem mais possa interessar; sugestão de local de execução (quando necessário) e o que mais for relevante;
      § 3. Uma cópia impressa do projeto deverá ser entregue no dia 27 de agosto de 2018 (segunda-feira), das 7h45min às 9h45min no bloco C-34 - Sala 112.
      § 4. A ordem de apresentação dos projetos será definida, por sorteio, antes da apresentação no Bloco D 34 – sala 12 (Laboratório), às 13h30min. O tempo para apresentação do projeto para cada grupo será de 15 minutos.

  4. A ausência do candidato em qualquer uma das etapas do processo de seleção acarretará em sua desclassificação.
  5. Alunos de graduação, participantes de programas de bolsas oferecidos pela instituição, bem como alunos participantes de projetos de pesquisa, ensino e extensão, tem como benefício desconto nas mensalidades do Instituto de Línguas, conforme Resolução nº 016/2012-CAD.
  6. O resultado final da seleção será publicado em Edital pela Pró-Reitoria de Ensino.

PUBLIQUE-SE.


Maringá, 13 de junho de 2018.


Profª Drª Ana Tiyomi Obara
Pró-Reitora de Ensino


________
1A legislação que rege o programa poderá ser encontrada em: http://sigpet.mec.gov.br/principal/normas-legislacao.
2A legislação que rege o programa poderá ser encontrada em: http://sigpet.mec.gov.br/principal/normas-legislacao.
24.05.2018
20 anos CONJUNTURA ECONÔMICA

TEMA:

Conjuntura Econômica: divulgação de resultados


LOCAL: Auditório 13 - DCO | HORÁRIO: 17h50min às 19h30min

PERÍODO: 28/05 a 08/06/2018.

APRESENTAÇÃO: Acadêmicos do Grupo Conjuntura


TEMADATACOORDENAÇÃO
Política Monetária05/06 (3ª feira)Prof.ª Ana Cristina Lima Couto
Preços06/06 (4ª feira)Prof.ª Márcia Istake
Setor Externo07/06 (5ª feira)Prof. Hugo Agudelo Murillo
Atividade Econômica08/06 (6ª feira)Prof. Antonio Carlos de Campos
Política Fiscal11/06 (2ª feira)Prof.ª Kátia Harumi Omoto Urpia
Agropecuária12/06 (3ª feira)Prof.ª Marina Silva da Cunha

Seminário aberto aos alunos e professores do Curso de Economia e demais interessados. Não há necessidade de inscrição prévia. Os participantes dos seminários terão direito à AAC e certificado*.

* AAC = 12 horas/aula - frequência mínima de 75% no evento.


15.05.2018
Certificados do Evento de Extensão: Democracia e Leis Eleitorais no Brasil
Informamos que os certificados do Evento de Extensão: Democracia e Leis Eleitorais no Brasil estão disponíveis no portal da DEX [Diretoria de Extensão] - Gestão de Certificados em http://pecweb.uem.br/dex/certificado

Palestras:

  • Projeto ONU: Fundo para a Democracia, prof. Dr. Joilson Dias
  • Leis Eleitorais no Brasil, prof.ª Dr.ª Gisele Mendes de Carvalho
09.04.2018
Palestra: Uma discussão crítica sobre ambientes periféricos e políticas públicas baseadas em Arranjos Produtivos Locais

XIII CICLO DE SEMINÁRIOS PCE

Uma discussão crítica sobre ambientes periféricos e políticas públicas baseadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs)


Profª. Drª. Rafaella Stradiotto Vignandi (DCO/UEM)
PALESTRANTE

DATA: 13/04/2018
HORÁRIO: 14h00min
LOCAL: Auditório 13 – Bloco C34
22.03.2018
Palestra: Human Capital: Perspectives, Challenges and Future Directions

XIII CICLO DE SEMINÁRIOS PCE

“Human Capital: Perspectives, Challenges and Future Directions - Can human capital alone close the Brazil-US income GAP?”


Prof. Dr. Joilson Dias, DCO/PCE/UEM
PALESTRANTE

DATA: 27/03/2018
HORÁRIO: 19h30min
LOCAL: Auditório 13 – Bloco C34
12.03.2018
Semana da Integração 2018 dos calouros do Curso de Ciências Econômicas
Semana da Integração 2018

Olá, sejam bem vindas e bem vindos à Universidade Estadual de Maringá. Este vídeo, resultado da parceria entre a Assessoria de Comunicação Social da universidade e o Diretório Central de Estudantes, tem como finalidade apresentar alguns setores que farão parte de sua vida acadêmica. Qualquer dúvida ou para outras informações, acesse: www.uem.br/calourada


07.02.2018
RESULTADO FINAL DO EDITAL 005/2017-SETI

De acordo com os requisitos contidos no EDITAL 005/2017 – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI – Modalidade Recém-formados e Graduandos, do item 11 da publicação do resultado final, seguem os classificados a participar do Projeto Programa Bom Negócio Paraná – PBNP/UEM.


CANDIDATOS RECÉM-FORMADOS

Classificados

  • Maylisson Rodrigo Fonseca
  • Monique Moretti Bonadio
  • Mariana Scalassara Silva

Suplentes

  • Maria Teresa Gabre Tardin
  • Renata Bessani de Camargo
  • Fernanda Gonçalves Silveira Fontes
  • Larissa Marcus Alves Ribeiro
  • Luiz Guilherme de Oliveira Santos
  • Vanessa Pavani Conejo
  • Luis Correia Junior

CANDIDATOS GRADUANDOS

Classificados

  • Nayara Fortunato Barbosa
  • Daniele Marques da Silva
  • Matheus Lisboa Cesco

Suplentes

  • Carlos Eduardo Anraku
  • João Vitor de Lima Souza
  • Gabriella Souza Dias
  • Javan Eduardo Ribeiro de Castro

Ressalta-se que a efetivação da participação no projeto está sujeita à publicação do termo de convênio.


Maringá, 07 de fevereiro de 2018.
Prof. Dr. Marcelo Farid Pereira
Coordenador do Projeto
Departamento de Economia – UEM
31.01.2018
Classificados Graduandos do EDITAL 005/2017-SETI

Da seleção prévia dos candidatos:


Foram convocados currículos enviados UNICAMENTE via e-mail (faridmarcelo@gmail.com), para o Coordenador do projeto.


Da entrevista:


A entrevista pessoal para os candidatos graduandos será realizada no dia 06 de fevereiro de 2018, partir das 08:30 da manhã (no período da manhã), por ordem de chegada, na sala 214 do Bloco C-34 (Departamento de Economia) UEM.


Graduados por ordem de inscrição:


  1. Javan Eduardo Ribeiro De Castro
  2. Gabriella Souza Dias
  3. Daniele Marques Da Silva
  4. Felipe Rodrigues Yacubian
  5. João Victor De Lima Souza
  6. Isadora Abilas Tarosso
  7. Rafael Mazaia Mosca Lobo
  8. Carlos Eduardo Anraku
  9. Matheus Lisboa Cesco
  10. Sávio Evandro Dos Santos Pinto
  11. Taiene Naomi Shimabukuro Correa
  12. Isis Cassiolato
  13. Nayara Fortunato Barbosa

Maringá, 31 de janeiro de 2018.
Prof. Dr. Marcelo Farid Pereira
Coordenador do Projeto
Departamento de Economia – UEM
31.01.2018
Classificados Recém-Formados do EDITAL 005/2017-SETI

Da seleção prévia dos candidatos:


Foram convocados currículos enviados UNICAMENTE via e-mail (faridmarcelo@gmail.com), para o Coordenador do projeto.


Da entrevista:


A entrevista pessoal para os candidatos recém-formados será realizada no dia 05 de fevereiro de 2018, a partir das 08:30 da manhã (no período da manhã), por ordem de chegada, na sala 214 do Bloco C-34 (Departamento de Economia) UEM.


Graduados por ordem de inscrição:


  1. Adriano Henrique Campi
  2. Gerson Sonego
  3. Luis Correia Junior
  4. Amanda Vanzella Gonçalves
  5. Mariana Scalassara Silva
  6. Marcos Paulo Aidar Lima
  7. Caroline Akemi Tatibana
  8. Fernanda Gonçalves Silveira Fontes
  9. Maylisson Rodrigo Fonseca
  10. Cyndi Rhuana Lissoni Machado
  11. Rangel Chagas Barbosa
  12. Carolyne Priscila Prado De Morais
  13. Renata Bessani De Camargo
  14. Kézia Martins
  15. Matheus Ortunho Moreira Da Silva
  16. Raíssa França
  17. Júlia Izabelle Toneto Romano
  18. Vanessa Pavani Conejo
  19. Letícia Cristina Franzon
  20. Monique Moretti Bonadio
  21. Rosangela De Oliveira
  22. Maria Vitória Alves Correia De Azevedo
  23. Maria Teresa Gabre Tardin
  24. André Prade May
  25. Lucas Mota Reinno
  26. Amanda Kelen Lopes
  27. Larissa Marcuz Alves Ribeiro
  28. Douglas Pasquini
  29. Ana Luiza Baliscke De Morais
  30. Mayara Sayuri Kojima v
  31. Taise Vieira De Paula
  32. Luiz Guilherme De Oliveira Santos
  33. Cleiton Dos Santos De Oliveira
  34. Mailso Vieira Dias
  35. Mario De Souza Rodrigues
  36. Kamila Barbosa Da Silva
  37. Anna Iara Peçanha Morovis Amaral

Maringá, 31 de janeiro de 2018.
Prof. Dr. Marcelo Farid Pereira
Coordenador do Projeto
Departamento de Economia – UEM
18.01.2018
EDITAL 005/2017 – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI

Modalidade Recém-Formados e Graduandos


PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS – SETI-USF

Subprograma APOIO AO EMPREENDEDORISMO
Programa Bom Negócio Paraná – PBNP
Cursos de capacitação e Consultorias a Micro, Pequeno, Médio e Informais Empreendedores.


O centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Maringá, através do Prof. Dr. Marcelo Farid Pereira, coordenador do projeto aprovado em edital da SETI – “Desenvolvimento e geração de auto sustentabilidade de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais através do Apoio ao Empreendedorismo – Núcleo Programa Bom Negócio Paraná – PBNP”, aplica o processo de seleção:
  1. Das Disposições Preliminares:
    1. O processo de seleção tem por objetivo o preenchimento de até 03 (três) vagas para pesquisador Recém- Formado que atuará no projeto: “Desenvolvimento e geração de auto-sustentabilidade de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais através do Apoio ao Empreendedorismo – Núcleo Programa Bom Negócio Paraná - PBNP”. Aos selecionados serão concedidas bolsas pesquisa no valor mensal de R$ 2.000,00 (Dois mil reais), que será paga enquanto o pesquisador efetivamente estiver atuando no projeto em pauta, que pode ter duração de até 11 meses.
    2. E o preenchimento de até 03 (três) vagas para pesquisador acadêmico graduando, que atuará no projeto: “Desenvolvimento e geração de auto-sustentabilidade de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais através do Apoio ao Empreendedorismo – Núcleo Programa Bom Negócio Paraná - PBNP”. Aos selecionados serão concedidas bolsas pesquisa no valor mensal de R$ 745,00 (setecentos reais), que será paga enquanto o acadêmico estiver efetivamente atuando no projeto em pauta, que pode ter duração de até 11 meses.
    3. Fica expressamente declarado que o presente processo de seleção, para atuação em projeto de extensão, não se caracteriza como concurso público. Trata-se de seleção de candidatos promovida pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas, através do coordenador do projeto, não sendo possível a aplicação das regras de direito administrativo e/ou quaisquer outras referentes aos concursos públicos.
    4. Ressalta-se que a efetivação da participação no projeto está sujeita à publicação do termo de convênio.
  2. Da Bolsa Pesquisa – Das Vagas
    1. O projeto disponibiliza até 03 (três) vagas para pesquisadores recém-formados, e até 03 (três) vagas para graduandos da área de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Direito para atuar no projeto.
    2. Os bolsistas serão selecionados em conformidade com o disposto no presente edital.
    3. O candidato aprovado assinará termo de concessão de bolsa pesquisa, que caracteriza doação civil sem vínculo empregatício, nos termos da legislação pátria.
    4. O bolsista recém-formado deverá dedicar 40 horas semanais (08 horas diárias) ao projeto em pauta e efetivamente cumprir com as obrigações assumidas através do competente termo de concessão de bolsa.
    5. O bolsista graduando deverá dedicar 30 horas semanais (06 horas diárias) ao projeto em pauta e efetivamente cumprir com as obrigações assumidas através do competente termo de concessão de bolsa.
    6. O prazo previsto para duração da bolsa é de até 11 (onze) meses, podendo ser encerrado antecipadamente conforme a avaliação do coordenador e mediante comunicação formal e expressa.
    7. Os bolsistas selecionados deverão aceitar os regulamentos do Projeto e as normas que regem o trabalho voluntário; preparar-se para desenvolver adequadamente o seu trabalho; respeitar os compromissos assumidos, ser atento, responsável e solidário, tendo disposição para trabalhar em equipe, respeitar, quando for o caso, o caráter confidencial e reservado das informações que envolvem o trabalho.
  3. Dos Requisitos Exigidos
    1. Para participação do processo seletivo, bem como para a efetivação da concessão da bolsa pesquisa para os candidatos recém-formados, são exigidos os seguintes requisitos pessoais:
      1. Tenha diploma de graduação nas áreas de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, ou Direito;
      2. Profissionais com no máximo 3 (três) anos de formado a contar da data de colação de grau.
      3. Não possuir vínculo empregatício de qualquer espécie e não receber qualquer outro tipo de bolsa;
      4. Ter aptidão para desenvolvimento de atividades relacionadas ao Projeto;
      5. Tenha facilidade de comunicação;
      6. Tenha capacidade de relacionamento e trabalho em equipe;
      7. Ter disponibilidade para viagens.
      8. Esteja apto a trabalhar com a modalidade de ensino à distância do curso de capacitação.
    2. Serão considerados como diferenciais:
      1. Ter participado de projetos de pesquisa e/ou extensão, relacionados à área de negócios;
      2. Participação em projetos de Iniciação Científica (PIBIC e PIBITI);
      3. Ter participado de empresas juniores;
      4. Ter tido alguma experiência estágios e/ou consultorias na área de negócios;
      5. Experiência em Elaboração e Acompanhamento de Projetos, Elaboração de Planos de Negócio, DRE, Balanço Patrimonial, Projetos de Análise de Viabilidade Técnica e Econômica, Análise e Diagnóstico de empresas, propriedade intelectual e outros;
      6. Tempo para dedicação e viagens.
    3. Para participação do processo seletivo, bem como para a efetivação da concessão da bolsa pesquisa para os candidatos graduandos serão exigidos os seguintes requisitos pessoais:
      1. Esteja matriculado e cursando um dos seguintes cursos: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, ou Direito;
      2. Não possuir vínculo empregatício de qualquer espécie e não receber qualquer outro tipo de bolsa;
      3. Ter aptidão para desenvolvimento de atividades relacionadas ao Projeto;
      4. Tenha facilidade de comunicação;
      5. Tenha capacidade de relacionamento e trabalho em equipe.
    4. Serão considerados como diferenciais:
      1. Ter participado de projetos de pesquisa e/ou extensão, relacionados à área de negócios;
      2. Participação em projetos de Iniciação Científica (PIBIC e PIBITI);
      3. Ter participado de empresas juniores;
      4. Ter tido alguma experiência estágios e/ou consultorias na área de negócios;
      5. Experiência em Elaboração e Acompanhamento de Projetos, Elaboração de Planos de Negócio, DRE, Balanço Patrimonial, Projetos de Análise de Viabilidade Técnica e Econômica, Análise e Diagnóstico de empresas, propriedade intelectual e outros;
      6. Dedicação e experiências administrativas.
    5. As qualificações pessoais exigidas, bem como quaisquer outros documentos necessários, serão devidamente comprovadas através da apresentação dos competentes documentos probatórios que deverão instruir o currículo documentado, que será entregue no dia da entrevista pessoal.
    6. O candidato aprovado que não comprovar suas qualificações e/ou fornecer informações inverídicas será desclassificado.
  4. Do objetivo do Projeto
    O projeto “Desenvolvimento e geração de auto sustentabilidade de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais através do Apoio ao Empreendedorismo – Núcleo Programa Bom Negócio Paraná - PBNP” tem como objetivo proporcionar os conhecimentos relacionados à área de gestão de negócios para micro e pequenas empresas, bem como para pessoas que têm interesse em iniciar uma atividade relacionada à criação de um negócio através de treinamentos e cursos de capacitação na área de gestão, apresentar casos de sucesso através de palestras, e capacitar na área de empreendedorismo.
  5. Da data para as inscrições
    1. Data: 26 de janeiro de 2018 a 30 de janeiro de 2018.
    2. Forma de candidatura: Somente por envio de currículos para o e-mail: faridmarcelo@gmail.com, com o título do e-mail “Processo de seleção edital SETI 005/2017”.
  6. Das condições do Projeto
    1. Serão selecionados até 03 (três) pesquisadores recém-formados e até 03 (três) alunos de graduação das áreas indicadas no item 2 do presente Edital, sem pendências/débitos com o Estado do Paraná, sem vínculo empregatício de qualquer tipo e sem recebimento de qualquer tipo de bolsa remunerada. Os bolsistas selecionados receberão orientação e supervisão do Coordenador do Projeto.
    2. Serão deveres dos bolsistas selecionados: aceitar os regulamentos do Projeto e as normas que regem o trabalho voluntário; preparar-se para desenvolver adequadamente o seu trabalho; respeitar os compromissos assumidos, ser atento, responsável e solidário, tendo disposição para trabalhar em equipe, respeitar, quando for o caso, o caráter confidencial e reservado das informações que envolvem o trabalho.
  7. Da seleção
    1. Da seleção prévia dos candidatos:
      1. Serão analisados previamente, os currículos enviados UNICAMENTE via e-mail (faridmarcelo@gmail.com), no período de inscrição (Item 5), para o Coordenador do projeto.
    2. Da entrevista:
      1. Será divulgada a lista com os candidatos pré-selecionados na data de 31 de janeiro de 2018, no sala 214 do Bloco C-34 (Departamento de Economia) da UEM.
      2. A entrevista pessoal para os candidatos recém-formados será realizada no dia 05 de fevereiro de 2018, a partir das 08:30 da manhã, por ordem de chegada, na sala 214 do Bloco C-34 (Departamento de Economia) UEM.
      3. A entrevista pessoal para os candidatos graduandos será realizada no dia 06 de fevereiro de 2018, partir das 08:30 da manhã, por ordem de chegada, na sala 214 do Bloco C-34 (Departamento de Economia) UEM.
    3. Dos critérios de seleção
      1. O processo de seleção é constituído, a critério do coordenador do Projeto, unicamente por:
        • Análise do Curriculum Vitae;
        • Entrevista pessoal. Questionário de requisitos básicos.
      2. No processo de seleção, a critério do coordenador do Projeto, considerando os candidatos que, na entrevista:
        • Tenha aptidão para desenvolvimento de atividades relacionadas ao Projeto;
        • Facilidade de comunicação;
        • Capacidade de relacionamento e trabalho em equipe;
        • Dedicação ao projeto.
        Na análise do Currículo:
        • Seja portador de diploma dos cursos de graduação na área indicadas, no caso dos recém formados;
        • Seja matriculado e esteja cursando um dos cursos das áreas indicadas, no caso dos alunos de graduação;
        • Tenha domínio do Microsoft Office e internet;
        • Tenha participado de Projeto de iniciação científica (PIBIC ou PIBITI);
        • Tenha experiência com estágios e/ou consultorias na área de negócios;
        • Tenha experiência em elaborar projetos e propriedade intelectual.
        • Tempo de formação.
        • Tempo de dedicação ao projeto.
  8. Dos recursos
    1. O prazo para recurso é de 48 horas após a divulgação do resultado.
  9. Da vinculação/adesão ao Projeto
    1. Os bolsistas selecionados para desenvolver as atividades junto ao projeto, “Desenvolvimento e geração de auto-sustentabilidade de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais através do Apoio ao Empreendedorismo – Núcleo Programa Bom Negócio Paraná - PBNP” Edital 005/2017, não terá qualquer vínculo empregatício, conforme Lei Nº. 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, a qual dispõe sobre o serviço voluntário registrado em seu Parágrafo Único do Artigo 1º: “O serviço voluntário não gera vínculo empregatício de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”.
  10. Da ciência e aceitação das normas do Projeto
    1. Ao enviar seu currículo para o Coordenador do projeto, os candidatos aceitam, irrestritamente, as normas estabelecidas neste Edital, para realização do processo seletivo.
  11. Da publicação do resultados final
    1. O resultado final será anexado na sala 214 do Bloco C-34 (Departamento de Economia), a partir de 07/02/2018, no período da tarde.
  12. Informações complementares poderão ser fornecidas aos interessados:
    Pelo Coordenador do Projeto, Prof. Dr. do Departamento de Economia, Marcelo Farid Pereira.
  13. Da aprovação do Projeto a efetiva contratação.
    O início das atividades, bem como o pagamento das bolsas está condicionado à aprovação do Projeto e a efetiva celebração do Termo de Cooperação entre a SETI e a Universidade.

Maringá, 18 de janeiro de 2018.
Prof. Dr. Marcelo Farid Pereira
Coordenador do Projeto
Departamento de Economia – UEM
09.11.2017
Divulgação do livro "Proposta de uma Constituição do Futuro: novos princípios de igualdade perante as leis e de democracia"






capa do livro Proposta de uma Constituição do Futuro

SAIBA MAIS



Dia 06 de dezembro de 2017 (quarta-feira) o professor Phd. Joilson Dias divulgará livro sobre a importância de pensarmos leis mais democráticas através do seu novo livro Proposta de uma Constituição do Futuro: novos princípios de igualdade perante as leis e de democracia. A divulgação do livro acontecerá no Auditório 13 do Bloco C34 (DCO) às 19:30 horas. O lançamento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 em Brasília no 2017 Latin American Workshop in Law and Economics, LAWLE 2017


O AUTOR: JOILSON DIAS - Possui Doutorado e Pós-Doutorado em Economia pela University of South Carolina, Columbia, SC, EUA, e Pós-Doutorado pela USPUniversidade de São Paulo, SP, Brasil. Foi professor visitante na Universidade do Minho, Portugal, Bryant University, EUA e University of Applied Sciences of Osnabrück, Alemanha. Ganhou o Prêmio Brasil de Economia do Conselho Federal de Economia de 1996/1997 em parceria com a Profa Dra Maria Helena Ambrosio Dias e foi Cátedra do IPEA-Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada do Governo Federal no período 2010-2012. Exerce a função de Professor Titular no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá nas áreas de: crescimento econômico, macroeconomia e econometria avançada desde 1994. É Consultor e Pesquisador do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científco e Tecnológico desde 1994. Suas pesquisas em capital humano e sobre o papel das instituições democráticas e dos princípios constitucionais no crescimento e no desenvolvimento econômico das sociedades tornaram-se o tema de pesquisa principal do autor, as quais resultaram em publicações em revistas científcas e capítulos de livros em nível nacional e internacional.


31.10.2017
IV Colóquio - Mercado Institucional de Alimentos e Economia Solidária

Os mercados institucionais de alimentos, principalmente pelo PAA e PNAE, tem papel relevante na promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias que são diretamente beneficiadas. Além disso, torna-se um meio de fortalecimento da agricultura familiar e de empreendimentos econômicos solidários formados pelos mesmos, através de estratégias mais justas de comercialização da produção.


Estes encontros promovem debates que buscam o aprimoramento de programas já implementados (PAA e PNAE) e propõem novas políticas públicas voltadas à temática, que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do meio em que estão inseridos.


Além disso, os trabalhos científicos selecionados para o evento têm por objetivo disseminar o conhecimento de diversos locais. As experiências vividas através da extensão propiciam visões diferenciadas que buscam auxiliar gestores em suas decisões estratégicas.


Os objetivos do IV COLÓQUIO são:



  1. Discutir e refletir sobre:

    • avanços e limites do mercado institucional de alimentos;

    • políticas de segurança alimentar e nutricional;

    • desenvolvimento regional e economia solidária


  2. Identificar as potencialidades da agricultura familiar e dos empreendimentos econômicos solidários no Brasil.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS


​Prazo limite para submissão: 16 de novembro de 2017


​Os artigos e painéis devem ser enviados da seguinte forma: 2 cópias digitais, sendo uma cópia com nome, vínculo institucional e contato e outra cópia não identificada. Ambas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico do evento: coloquiouem2017@gmail.com – em formato WORD ou PDF, juntamente com a cópia do comprovante de pagamento da inscrição de, pelo menos, um dos autores


Tamanho do Painél: 90 cm de largura e 120 cm de altura


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ÁREAS TEMÁTICAS:


1 - Mercados institucionais de alimentos
Maria Nezilda Culti - Unitrabalho
Neuza Cortez de Oliveira - UEM


2- Agricultura familiar
Flávio Antonio Degaspari da Cunha – Emater/Maringá
Roselaine Navarro Barrinha – UNIOESTE/Francisco Beltrão


3 - Economia Solidária
Marcela Ribeiro de Albuquerque – UENP/Cornélio Procópio
Vicente Chiaramonte Pires - UEM


4 - Produção e comercialização agroecológica
José Ozinaldo Alves de Sena - UEM
Rafael Granzioli Caldas - UEM


5 - Segurança alimentar e nutricional
Mônica Regina da Silva Scapim - UEM
Romilda de Souza Lima – UNIOESTE/Francisco Beltrão


6 - Áreas afins
Rosalina Lima Izepão - UEM
Sérgio Luiz Maybuk – UNESPAR/Campo Mourão


13.10.2017
Audiência Pública - PDI/DCO/UEM

EDITAL Nº 001/2017 - COMISSÃO LOCAL PDI-UEM- DCO


O Prof. Robson Luis Mori, Presidente da Comissão Local de preenchimento e aprovação da avaliação do PDI-UEM-DCO 2016 e elaboração de propostas do PDI-UEM-DCO 2017-2021, designada pelo Departamento de Economia, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,



Considerando o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade Estadual de Maringá;

Considerando a Resolução nº 029/2011-COU;

Considerando a Resolução nº 085/2017-DCO;



RESOLVE:



Art. 1º - Realizar AUDIÊNCIA PÚBLICA, para avaliação das metas do PDI-UEM-DCO-2016 e apresentação das metas para o PDI-UEM-DCO-2017-2021, conforme segue:


Data: 19/10/2017


Horário: 14h00min


Local: Departamento de Economia - DCO, Bloco C34, Auditório 1, Campus sede - Universidade Estadual de Maringá.


PUBLIQUE-SE


Maringá, 13 de outubro de 2017.




Prof. Robson Luis Mori

Presidente da Comissão Local - PDI-DCO-UEM

29.09.2017
EVENTO DE LANÇAMENTO DA OIKOS PERÍCIA E CONSULTORIA JR DE ECONOMIA/UEM
EVENTO DE LANÇAMENTO DA OIKOS PERÍCIA E CONSULTORIA JR DE ECONOMIA/UEM

• CERIMÔNIA de Premiação do Concurso da Logomarca da Oikos Perícia & Consultoria Júnior de Economia/UEM

• PALESTRA: Fusão e Incorporação – Um caso concreto / Dirley Ricci – Vice Presidente da LOCAMÉRICA – Maior empresa de locação de automóveis da América Latina

Local: Universidade Estadual de Maringá- Departamento de Economia Bloco C34 – Auditório 13

Data: 03/10 (Terça Feira)
Hora: 19hs30MIN

APOIO – Conselho Regional de Economia – CORECON/PR
Vale 3 horas de AAC e Certificado pela DEX
Entrada Franca

https://www.facebook.com/events/133842353917039/?ti=as

Matéria sobre a fusão das empresas: http://www.valor.com.br/empresas/4905716/locamerica-compra-rival-auto-ricci-e-cria-locadora-de-r-11-bilhão
20.09.2017
PALESTRA: EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO com o prof. Paulo Portinho
Projeto de Extensão

Educação Financeira Sustentável: base para a prosperidade



PALESTRA

Educação e Planejamento Financeiro


Dia: 04/10/2017 (Quarta-feira) às 19h30min.
Local: Auditório 13 do Bloco C34 (DCO) - Departamento de Economia

Inscrições


Acesse: Ficha de Inscrição


A Universidade Estadual de Maringá através do Projeto de Extensão Educação Financeira Sustentável: base para a prosperidade, está participando da 1ª edição da Semana Mundial do Investidor (World Investor Week - WIW). Está é uma campanha global promovida pela IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores), com duração de uma semana, para conscientizar a população sobre a importância da educação e da proteção dos investidores, e dar destaque a iniciativas nessa área.


No Brasil a WIW, será coordenada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que irá promover e incentivar a realização de iniciativas com foco na proteção e educação do investidor, incluindo, entre outras, a realização de palestras, Workshops, cursos presenciais e a distância, divulgação de mensagens por redes sociais, lançamento de projetos educacionais e divulgação de vídeos com temas de interesse do público investidor.


Em Maringá, a Universidade Estadual de Maringá contará com a palestra do professor Paulo Portinho, analista da Comissão de Valores Mobiliários desde 2012. Paulo é engenheiro com mestrado em administração, ambos pela PUC-RJ. É professor da área de finanças desde 1999 e atua na pós-graduação com Controladoria da Mackenzie-Rio.


Para mais informações o site www.dct.uem.br - Diretoria de Assuntos Comunitários


20.09.2017
EVENTO DE EXTENSÃO: Dimensões do desenvolvimento econômico e social de Maringá e região
Seminário

Dimensões do desenvolvimento econômico e social de Maringá e região



LOCAL DE REALIZAÇÃO: Bloco C34
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 21/09/2017 (Quinta-feira) das 17:30 às 19:30 Horas
PÚBLICO ALVO: Comunidade externa, alunos da graduação, de pós-graduação e professores.
Objetivo geral: Discutir o desenvolvimento econômico do município de Maringá e região.

Objetivos específicos:

  • caracterizar o desenvolvimento econômico e social do município de Maringá e sua região;

  • discutir especificamente o nível de emprego, renda, educação, saúde, segurança pública, entre outros indicadores do trabalho e social; e

  • caracterizar as políticas públicas econômicas e sociais.


PROPONENTE


UNIDADE: Centro de Ciências Sociais Aplicadas: CSA
SUBUNIDADE: Departamento de Economia: DCO
NOTA: Projeto de Extensão "Indicadores em Economia Social e do Trabalho"

COORDENADORA


Profª. Drª. Marina Silva da Cunha

INSCRIÇÃO


Local: Bloco C34, Sala 011 (Secretaria)
Data: até 21/09/2017

PROGRAMA PREVISTO


Abertura 15min
Marina Silva da Cunha
Marcos Roberto Vasconcelos

Desenvolvimento econômico e social 15min
Leandro Nunes Soares da Silva

Equilíbrio fiscal 15min
Marcos Aurélio Brambilla

O mercado de trabalho local 15min
Jady Yumi Kuniwaki Silva; Daniela Perez Cardozo

Desempenho escolar 15min
Flávia Fernanda da Silva Machado; Gésia Coutinho Marcelino

Balança Comercial 15min
Claudeci da Silva; Fernando Eloy T. Marin

Segurança e vitimização 15min
Nívea Reis Moura

Setor financeiro 15min
Vitor Gomes Reginato; Caroline Zomboni Oliveira

CARGA HORÁRIA: 02 horas
OS CERTIFICADOS SERÃO EMITIDOS PELA DEX SIM ( ) NÃO( x )
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Freqüência mínima obrigatória de 75%
12.09.2017
NOVO PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE PROPOSTAS DO Concurso para Escolha de Logotipo da Oikos

EDITAL 010- 2017/OIKOS-EJUEM



Considerando o Edital 001-2017/OIKOS – EJUEM que instrui sobre o Concurso para Escolha de Logomarca e/ou Logotipo da Oikos - Perícia & Consultoria Jr. de Economia/UEM. A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Projeto de Extensão Empresa Junior de Economia/UEM torna público a NOVO PRAZO PARA INSCRIÇÃO DE PROPOSTAS DO Concurso para Escolha de Logomarca e/ou Logotipo da Oikos - Perícia & Consultoria Jr. de Economia/UEM, conforme segue.


1.Da Inscrição de Propostas


Novo período para inscrição de propostas: 31/07/2017 a 25/09/2017, nos seguintes horários: 07hs45min às 11hs20min; 13hs30min às 17hs20min; 19hs30min às 22hs30min. Não serão aceitas inscrições após esta data.


2.Da Divulgação do Resultado Final do Concurso


A divulgação do resultado final do Concurso bem como a entrega dos prêmios para as três propostas classificadas, ocorrerá no dia 03/10/2017 durante a Seção de Abertura do Evento de Lançamento da Logomarca da Oikos - Perícia & Consultoria Jr. de Economia/UEM.


Posteriormente, o resultado final deste concurso será divulgado nos murais do Departamento de Economia, nos sites da UEM e do Departamento de Economia, bem como nos Murais de acesso amplo no campus da UEM, a partir do dia 04/10/2017.


As propostas não classificadas serão devolvidas a partir do dia 04/10/2017, com prazo de retirada de até 08 dias. Após este prazo as referidas propostas serão inutilizadas.


Maringá, 06/09/2017

Prof.ª Drª Maria de Fátima Garcia
Presidente da Comissão Organizadora


06.06.2017
XXXII Semana do Economista: A Retomada do Crescimento Econômico no Brasil?
Cartaz de Divulgação da 32ª Semana do Economista: A Retomada do Crescimento Econômico no Brasil?


Estão abertas as inscrições para a 32ª Semana do Economista que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2017. Neste ano o tema é "A Retomada do Crescimento Econômico no Brasil?" recebendo os palestrantes Márcio Holland de Brito, professor da FGV, e Francisco José Veiga, professor da Universidade do Minho em Portugal. Também serão ofertados diversos mini-cursos.


A programação completa estará disponível em breve no site de divulgação da Semana. O valor da inscrição continua o mesmo do ano passado, R$ 40,00. Inscreva-se agora através do site www.dco.uem.br/SemanaDoEconomista



06.09.2017
XII Encontro de Economia Paranaense e o I International Meeting on Economic Theory and Applied Economic
Cartaz de Divulgação do XII Encontro de Economia Paranaense e o I International Meeting on Economic Theory and Applied Economic

Nos dias 26 e 27 de outubro serão realizados o XII Encontro de Economia Paranaense e o I International Meeting on Economic Theory and Applied Economic. O prazo para submissões foi prorrogado até 17/09, para mais informações acesse www.sites.uem.br/ecopar e o Facebook XII Ecopar.
01.09.2017
Informações sobre o Evento de Extensão "Noções Básicas para Elaboração e Divulgação de Trabalhos Científicos", data 16 de setembro de 2017.

Evento de Extensão

Noções Básicas para Elaboração e
Divulgação de Trabalhos Científicos


Data: 16 de Setembro de 2017 (Sábado)
Local: Auditório 01 - Bloco C-34
Horas para Atividade Complementar (AC’s): 08 hs
Vagas: 60 (Critério de inscrição por ordem de chegada, com RA e CPF do aluno)

Programa - Manhã


08:00 às 09:00 – Apresentação dos Tipos de Conhecimento e Discussão sobre a Ética da Pesquisa Científica
Ministrante: Prof(a). Rozenilda Luz Oliveira de Matos - Departamento de Educação/UEM

09:00 às 09:50 - Caracterização da Pesquisa Científica
Ministrante: Prof(a). Marcela Ribeiro Albuquerque – Departamento de Economia da UENP

09:50 às 10:00 – Coffee Break

10:00 às 12:00 – Apresentação das fases da Pesquisa Científica
Ministrante: Prof(a). Rosalina Lima Izepão – DCO/UEM

Programa – Tarde


13:30 às 15:30 – Análise dos Principais Aspectos Gráficos do Trabalho Científico
Ministrante: Prof(a). Dra. Mara Lucy Castilho – DCO/UEM

15:30 às 15:40 – Coffee Break

15:40 às 17:30 – Apresentação do Principais Meios de Divulgação dos Resultados da Pesquisa Científica
Ministrante: Prof(a). Dra. Elisângela L. de Araújo – DCO/UEM

Importante: Este Evento de Extensão é aberto à toda comunidade acadêmica. Você pode ajudar a divulgá-lo (use o Whatsapp e Facebook, ou sua rede social de preferência para distribuir aos seus contatos). A inscrição ocorrerá no dia do evento, com RA e CPF do aluno, para posterior emissão do Certificado de Atividade Complementar.
30.08.2017
Informamos que os programas para as Disciplinas Optativas/2017 estão em Assuntos Acadêmicos.
28.07.2017
Instruções para o concurso de escolha da logomarca e/ou logotipo da Oikos - Perícia & Consultoria Jr. de Economia/UEM - Acessar Assuntos Acadêmicos Edital 001-2017/Oikos.
Acessar Assuntos Acadêmicos deste site para ver o Edital 001/OIKOS-EJUEM.
26.05.2017
XII CICLO DE SEMINÁRIOS - PCE: “Relatório pós-doutorado: Política Fiscal e Endividamento Público: implicações legais e os efeitos na economia brasileira de 2002 a 2015”
PALESTRANTE: Profª. Drª. Luciane Cristina Carvalho, pós-doutoranda PCE/UEM

DATA: 01/06/2017 – quinta-feira

HORÁRIO: 13h30

LOCAL: Auditório 1 – Bloco C-34
17.05.2017
XII CICLO DE SEMINÁRIOS - PCE: “Economia do Crime: teorias, métodos e aplicações”
PALESTRANTE: Prof. Dr. Cristiano Aguiar de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

DATA: 25/05/2017 – quinta-feira

HORÁRIO: 14h00

LOCAL: Auditório 1 – Bloco C-34
28.04.2017
XII CICLO DE SEMINÁRIOS - PCE: “Condicionantes da Política Fiscal: o planejamento e a execução orçamentária no Brasil no período de 2002 a 2015”
PALESTRANTE: Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina de Piza, DCO/UEM

DATA: 04/05/2017 – quinta-feira

HORÁRIO: 14h00

LOCAL: Auditório 1 – Bloco C-34
18.04.2017
XII CICLO DE SEMINÁRIOS - PCE: “Elementos estruturais de um trabalho científico”
PALESTRANTE: Prof. Dr. Antonio Carlos de Campos, PCE/UEM

DATA: 20/04/2017 – quinta-feira

HORÁRIO: 14h00min.

LOCAL: Auditório 1 – Bloco C-34
12.04.2017
XII CICLO DE SEMINÁRIOS - PCE: “Desafios Futuros da Economia Brasileira”
PALESTRANTE: Adolfo Sachsida, IPEA

DATA: 28/04/2017 – sexta-feira

HORÁRIO: 19h30min.

LOCAL: Auditório 13 – Bloco C-34
04.04.2017
XII CICLO DE SEMINÁRIOS - PCE: “IPARDES - Estrutura e Linhas de Atuação”
PALESTRANTE: Daniel Nojima, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

DATA: 06/04/2017 – quinta-feira

HORÁRIO: 13h30min.

LOCAL: Auditório 1 – Bloco C-34
13.02.2017
CERTIFICADOS DO EVENTO DE EXTENSÃO "SOCIEDADE EM PAUTA: REFORMA POLÍTICA" NA SECRETARIA
Informamos que os certificados do Evento de Extensão "Sociedade em Pauta: Reforma Política", realizado no dia 14/12/2016, já estão disponíveis na Secretaria do Departamento de Economia aos coordenadores, debatedores, palestrantes, organizadores, moderadores e participantes.
09.12.2016
CERTIFICADO DA XXXI SEMANA DO ECONOMISTA SE ENCONTRA NA SECRETARIA
Informamos que os CERTIFICADOS da XXXI Semana do Economista - Economia, Política e Instituições: fundamentos da crise brasileira (14-16/09/2016) já se encontram na Secretaria do Departamento de Economia para serem retirados.
07.11.2016
Certificado do Ciclo de Seminários Conjuntura Econômica 2016
Encontra-se disponível na Secretaria do Departamento de Economia o Certificado do Ciclo de Seminário de Conjuntura Econômica 2016.